A função da saliva não é só para avisar que chegou a hora de comer.  Esse fluido corporal, produzido por três glândulas diferentes, ajuda na  digestão, na eliminação de bactérias e na saúde bucal, prevenindo contra  cáries e mau hálito.
Para explicar por que a boca enche de água quando alguém está com fome e vê alimentos na frente ou apenas sente o cheiro deles.
O aroma, a aparência e o gosto da comida provocam a liberação da saliva  na boca, que chega pelo canal que sai das glândulas salivares. Isso  ocorre porque o organismo se prepara antecipadamente para a digestão.
Ao ver e sentir o cheiro dos alimentos, a pessoa estimula o cérebro,  que por sua vez aciona as glândulas. Para ter uma produção saudável de  saliva, é preciso manter uma higiene bucal adequada e frequente
Entre as principais doenças passadas pela saliva estão o resfriado, a  hepatite A, a tuberculose, o citomegalovírus (um dos vírus do herpes) e a  mononucleose, conhecida como "doença do beijo".
O vírus da mononucleose (Epstein-Barr) não costuma ser grave e a faixa  etária mais atingida vai de 12 a 17 anos, idade em que a garotada começa  a beijar na boca. Os sintomas são febre, gânglios inchados, cansaço,  dor de garganta e dor de cabeça. A doença não tem tratamento específico e  em poucos dias a pessoa fica curada.
A cor da língua também pode ser indício de algumas doenças  (relacionadas ou não à saliva). A língua branca pode indicar anemia, e a  língua "framboesa" (cheia de pontinhos avermelhados) pode apontar  infecções.
Diversos testes e exames podem ser feitos por meio da saliva. Eles são  pouco usuais, mas podem detectar doenças endócrinas e até HIV, que não é  transmitido pela saliva.
Já existe até saliva artificial. Além de serem vendidos como produtos  industrializados, os estimuladores podem ser manipulados em farmácias  especializadas, sempre com a fórmula recomendada por dentistas ou  médicos.
A saliva artificial é vendida geralmente em forma de spray e pode ser  borrifada na boca várias vezes por dia, proporcionando alívio  instantâneo dos sintomas de boca seca (cujo nome científico é  xerostomia). Esse problema é mais comum em idosos, pois o fluido fica  mais espesso e em menor quantidade com o passar dos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário